Mini Florestas
Mini Florestas artesanais é um Projeto da Roda de Ideias Eventos Ltda, empresa que também tem em seu objeto social o apoio à produção florestal. Trata-se do fomento ao plantio de ½ a 10 hectares de espécies nativas com aptidão para a indústria tanoeira, junto a produtores de cachaça: Amburana cearensis, Amburana acreana, Amarelo Cetim, Amendoim, Angico, Araribá, Bálsamo, Canela Sassafrás, Castanheira, Cedro, Jatobá, Jequitibá, Freijó, Grápia, Ipê, Jacarandá, Jatobá, Louro Canela, Pau Brasil, Pau Pereira, Peroba, Tapinhoã, Vinhático… entre outras.
O projeto é implantado por meio de contrato de parceria rural envolvendo três parceiros: a) O fornecedor da terra, produtor de Cachaça; b) O executor, Roda de Ideias, que providencia todas as operações, envolvendo registros legais, contratação de seguro, aquisição de mudas e insumos, manejo florestal, assistência técnica e gestão; c) O Micro Investidor, que pode ser um terceiro ou o próprio fornecedor da terra ou o executor.
O prazo de colheita da madeira é de no mínimo de vinte anos, mas pode se consorciar com fruticultura, de forma a antecipar o fluxo de caixa.
Nesse contexto, vale destacar a brutal diferença entre uma cachaça armazenada e/ou envelhecida em tonéis de madeiras de outra curtida em pedaços de madeira, serragem, chips ou por meio da adição de essências. O processo de armazenamento e/ou envelhecimento demanda pelo menos seis meses de descanso da bebida no tonel, mas a média são dois anos, e é regulamentado por normas do Ministério da Agricultura. Há uma interação bebida-madeira de forma lenta e gradual, que enriquece significativamente o perfil físico-químico e sensorial da bebida.
A adição de chips, pedaços de madeiras, serragem ou essência é um processo bastante praticado, não regulamentado, que proporciona uma tintura sensorial à bebida, na maioria das vezes caracterizada como fraude, ou seja, quando não informado ao consumidor essa prática.
Plantar uma Mini Floresta é bom para o produtor de Cachaça, para o meio ambiente, para o apreciador de Cachaça e para o micro investidor.