Agroturismo com cavalgada
O cavalo permeia fortemente a simbologia do meio rural. A sua presença é parte essencial da propriedade rural, seja como tração animal, meio de transporte, animal de estimação ou até de ostentação, ele compõe a completude do cenário rural. Além disso, é também símbolo de elegância, de respeito e até de espiritualidade. Na mitologia grega os Centaurus reunia força e inteligência, o que lhes conferia poder, assim como para os nativos norte-americanos, que o consideram símbolo de poder espiritual. E por fim, o seu poder holístico é reforçado com a presença nas astrologias chinesa e ocidental.
Nos meios urbanos ele compõe as forças das Polícias Militares, formando as Cavalarias, mantendo assim uma função que teve historicamente como força terrestre nos exércitos nacionais. Os comandantes das Cavalarias sabem bem o poder estratégico que tem o cavalo para combater o crime e garantir a segurança. Ele impõe respeito, pois sua simples presença é sinal de força para o soldado que o monta. Assim, nos entornos de estádios em dias de clássicos, por exemplo, eles são manejados para onde há potencial de eventuais arruaças, onde naturalmente inibem as exaltações.
Essa peculiaridade do cavalo em emanar respeito, elegância e espiritualidade, aliada às histórias das fazendas e os atrativos das trilhas rurais, tornam as cavalgadas um passeio altamente qualificado e diferenciado, capaz de proporcionar ao participante uma vivência fantástica.
As cavalgadas representam contato direto com a natureza, inclusive com uma visão privilegiada dos cenários que compõem a paisagem. É lazer, entretenimento e conhecimento com um exercício físico que já foi até adotado por clínicas especializadas para tratamento de pessoas com necessidades especiais, a equoterapia.
É a oportunidade de uma sociabilidade com pessoas simples da roça, que vivem uma felicidade diferente da vivida nas cidades. E, nesse sentido, também conhecer aspectos importantes das atividades agropecuárias. Enfim, um diálogo rural – urbano regado com muito bem-estar e prazer.
Você já teve oportunidade de participar de uma cavalgada, seja de ½ dia, 1 dia, 2 dias ou 1 semana?