Agroturismo com observação de aves

As atividades agropecuárias são compatíveis com a conservação ambiental, incluindo a convivência pacífica e harmoniosa entre empreendimentos e a vida selvagem, incluindo as aves!

Destinos agroturísticos são espaços rurais que nos permitem essa vivência. Atividades econômicas são desenvolvidas pacificamente integradas à vida selvagem, como a das aves, cujos encantos e simbolismos são de conhecimento geral.

A observação de aves é uma atividade que inclui de amadores iniciantes e curiosos a profissionais especializados, municiados de amplo conhecimento, câmaras fotográficas e binóculos potentes. A prática exige dois pilares básicos: natureza e silêncio.

Ecossistemas conservados são o habitat natural das aves; e o silêncio é imprescindível para observá-las. Assim, os destinos agroturísticos são receptivos que têm esses três diferenciais:
a) empreendimento com fins lucrativos e sustentável;
b) ecossistemas conservados, principalmente ambientes aquáticos e vegetação nativa;
c) garantia de silêncio nas trilhas e espaços de observação.

Nesse contexto, observar o observador de aves é um aprendizado à parte. É incrível e indescritível a emoção que vivem ao se depararem com uma espécie que ele se identifica, por razões puramente pessoais ou por ela ser rara ou ter um caráter endêmico ou alguma característica peculiar. É uma reação de amor, de alegria, de vibração, algo que provoca sorriso largo, de orelha a orelha, e até, como relata alguns, de arrepios e orgasmos múltiplos.

A conversa entre eles, pós observação, é animada, entusiasmada e regada de muitos nomes científicos e troca de ideias. É o momento que percebemos o alcance de uma interação entre um passarinho e um humano. Os passarinhos geram informações que simplesmente encantam quem tem sensibilidade para com ele “dialogar”.

Eles indicam peculiaridades daqueles ecossistemas em que vivem, pois sua sobrevivência está diretamente vinculada a um habitat que lhes proporciona segurança e espécies vegetais que lhe fornecem alimentos; ou também, o suporte em migrações. Eles indicam peculiaridades da sensibilidade humana, pois quem tem técnica, paciência e amor para observá-los, valoriza a liberdade, o respeito e a natureza.

A ciência que estuda as aves é a ornitologia. Realizar um passeio conforme os preceitos dessa ciência é o primeiro passo quem deseja viver essa rica experiência.

Você já realizou ou pretende realizar um vivência com as aves em plena liberdade na natureza?

Um dos nossos principais destinos é Fortuna de Minas, conhecida como “a cidade dos pássaros livres”, sendo um cenário ideal para a prática de observação! ⠀

Em um dado momento, os moradores de Fortuna de Minas decidiram libertar as aves que viviam em gaiolas, devolvendo-as a natureza, livres para voar para onde quisessem. Porém, elas permaneceram na região e hoje estão por toda parte no município, principalmente nas matas ao redor, seu habitat natural. ⠀

Observam-se canários-chapinhas e trinca-ferro, que se misturam a outras aves como o João-de- Barro, pica-pau, beija-flor, pardais, periquitos e entre outros. A pequena cidade, de menos de 3 mil habitantes, fica a 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte/MG.

Deixe seu comentário

Horário Comercial

08:00 – 18:00
Segunda a Sexta

Endereço

Av Afonso Pena, 4000 - 3º andar, Belo Horizonte - MG

Roda de Ideias © 2024.