Caipirinha: O drink oficial do Brasil!

No ano de 2009 o governo brasileiro determinou então – por meio do decreto nº 6.871 no parágrafo 5º do artigo 68 – os ingredientes oficiais da tão amada caipirinha.

Assim como toda receita tipicamente brasileira, cada um tem o seu modo de preparo e ingredientes prediletos, isto é com um toque pessoal e especial. E essa pessoalidade faz da sua caipirinha a melhor de todas a que você já bebeu! E o mesmo ocorre com brigadeiro, feijoada, feijão tropeiro… cada um tem o seu passo a passo, ou seja, o seu jeito próprio de preparo não é mesmo?

No entanto, para ser chamado de “Caipirinha” o drink deve ser elaborado com cachaça (e aqui nós sugerimos de alambique, da boa mesmo), limão e açúcar, sendo que a adição de água (ou gelo) é facultativa. Esses ingredientes foram determinados por meio do decreto mencionado acima, no entanto, há divergência no uso do açúcar já que algumas pessoas não podem consumir devido a problemas de saúde, como diabetes por exemplo. Nesse sentido, aconselhamos substituir o açúcar por algum adoçante, de preferência algum natural, como por exemplo a stevia.

Então anote aí os ingredientes da receita perfeita de caipirinha:

• INGREDIENTES:⠀
60 mL de cachaça (sugerimos de alambique, envelhecida em toneis de madeira)⠀
1 limão Taiti cortado em 4 partes⠀
4 colheres de chá de açúcar⠀
Gelo a vontade⠀

• PREPARO: ⠀
Amasse delicadamente o limão e o açúcar em um copo. Encha o copo com gelo e adicione a cachaça. Mexa delicadamente para misturar todos os ingredientes.

Conta pra gente nos comentários se você vai fazer essa receita! E se fizer poste a foto da sua Caipi no seu Instagram marcando o perfil da @roda.de.ideias! ⠀

Aprecie com moderação! E lembre-se: se beber, não dirija. ⠀

Fontes:
Ministério da Agricultura
Mapa da Cachaça

IBA

Deixe seu comentário

Horário Comercial

08:00 – 18:00
Segunda a Sexta

Endereço

Av Afonso Pena, 4000 - 3º andar, Belo Horizonte - MG

Roda de Ideias © 2024.